Barcelona

Barcelona está localizada na região da Catalunha, na Espanha. Ela fica às margens do Mar Mediterrâneo. A cidade é vibrante e cheia de personalidade. É um destino que encanta quem busca cultura e arquitetura. Também atrai aqueles que querem praia, gastronomia e uma vida noturna animada.

A cidade combina o charme europeu com um clima descontraído e cosmopolita. É o lar de algumas das obras mais impressionantes de Antoni Gaudí. É uma das cidades mais turísticas e visitadas do mundo. Em resumo, um lugar que mistura tradição e modernidade, cultura e lazer, um destino imperdível para quem viaja pela Europa.

Nesse post, você encontrará um roteiro completo e detalhado de Barcelona. Ele inclui as melhores atrações turísticas da cidade. Você também verá tudo o que precisa saber sobre cada uma delas.

Além disso, compartilho dicas práticas sobre transporte, gastronomia local, e cultura. Também forneço curiosidades para que sua viagem seja ainda mais completa. Aproveite ao máximo.

Experiência real:

Estive em Barcelona em 2019. Fiz uma viagem de casal e amei a cidade. Estava frio e não aproveitei praia, por isso voltaria no calor.

Esse roteiro foi feito baseado em muita pesquisa e na minha experiência.

Guia principal:

  1. Clima
  2. Língua
  3. Locomoção
  4. Hospedagem
  5. Não deixe de provar
  6. Dicas úteis e curiosidades
  7. Sugestão de roteiro – 3 dias
  8. Sugestão de roteiro – 2 dias
  9. Conclusão

Clima

O clima de Barcelona é mediterrâneo, com invernos suaves e verões quentes e secos. Tem bastante sol ao longo do ano, com uma quantidade razoável de chuvas no outono e primavera. Para aproveitar ao máximo a cidade, as primaveras e outonos (março a maio e setembro a novembro) são as melhores épocas. É quando o clima está ameno, há menos turistas e você pode explorar Barcelona com mais conforto.

A alta temporada em Barcelona coincide com os períodos de férias escolares. Também se alinha com as condições climáticas mais favoráveis para o turismo. A cidade recebe muitos visitantes, e os preços tendem a ser mais altos. O verão é o auge da alta temporada, julho e agosto são os meses mais movimentados. O inverno é a temporada de menor movimento em Barcelona, com temperaturas mais baixas e menos turistas.

Por esse site, você consegue verificar a previsão do tempo diária, umidade e sensação térmica, além de conseguir pesquisar os próximos meses, para ter uma ideia do clima na época de sua viagem: Consultar clima agora


Língua

Em Barcelona, a língua oficial é o catalão, que é falado pela maioria da população. O espanhol (castelhano) também é amplamente falado, e as duas línguas convivem no dia a dia. Quanto ao inglês, ele é bastante falado nas áreas turísticas, como no centro da cidade, em museus, lojas e restaurantes. Muitas pessoas que trabalham no setor de turismo, têm um bom domínio do inglês. Como por exemplo recepcionistas de hotéis, atendentes de restaurantes e guias turísticos,

A relação com turistas é bastante amigável e acolhedora. A cidade recebe milhões de visitantes todos os anos, e os moradores de Barcelona são acostumados com turistas.


Locomoção

O metrô de Barcelona é uma das formas mais rápidas e eficientes de se locomover pela cidade. Ele cobre praticamente todos os bairros e pontos turísticos mais importantes.

A rede de ônibus de Barcelona é ampla e cobre toda a cidade, incluindo áreas onde o metrô não chega. O tempo de viagem possa ser um pouco mais longo devido ao trânsito. Mas eles permitem que você veja mais da cidade enquanto se desloca.

Os táxis em Barcelona são fáceis de encontrar e funcionam por taxímetro. Além disso, é possível usar aplicativos de transporte. Muitas das principais atrações turísticas estão relativamente próximas umas das outras, então muitas vezes pode ser melhor andar a pé.

Existem diversas opções de bilhetes e passes. Elas tornam o transporte público mais conveniente e econômico. Isso depende de quanto você planeja usar o transporte e das atrações que deseja visitar.

  • O T-10 é um bilhete que oferece 10 viagens no transporte público (metrô, ônibus, trens e bonde). O bilhete é válido para várias pessoas. Pode ser comprado em máquinas de bilhetes nas estações de metrô ou em quiosques de venda nas estações.
  • O T-Casual é como o T-10, porém só pode ser utilizado por uma pessoa.
  • O Hola Barcelona Card oferece viagens ilimitadas no transporte público (metrô, ônibus, trem e bonde) durante o período escolhido. Tem opções de ser de 2, 3, 4 ou 5 dias consecutivos. Pode ser comprado online ou nas estações de metrô. É mais caro do que o T-10, especialmente para quem fará poucas viagens. Vale a pena para quem planeja usar o transporte público várias vezes por dia.
  • O bilhete de 1 viagem é o mais simples e direto. Ele permite uma única viagem de metrô, ônibus ou trem dentro da cidade, sem possibilidade de transferências.
  • O Barcelona Card oferece transporte ilimitado por um número de dias específicos (de 3 a 5 dias). Também inclui entrada gratuita em várias atrações turísticas. Pode ser adquirido online ou nas bilheteiras de turismo. O preço pode ser alto se você não planeja visitar muitas atrações.

No ônibus e no bonde, é necessário validar o bilhete ao entrar. Fiscalizações são frequentes e podem gerar multas. Durante a semana, o metrô fecha à meia-noite. Caso precise se deslocar tarde da noite, use o NitBus (ônibus noturno), táxi ou aplicativos de transporte.

Aplicativos úteis:
  • TMB App – informações sobre metrô, ônibus e bondes, com horários e planejamento de rotas
  • Free Now – aplicativo para chamar táxis
  • Uber – para quem prefere usar táxi ou transporte privado
  • Cabify – alternativa ao uber
  • Google Maps – indispensável para qualquer viagem, ajuda a encontrar pontos turísticos, opções de transporte público e rotas a pé.

Hospedagem

Barcelona é uma cidade com diversas opções de hospedagem. A escolha da melhor região depende do seu estilo de viagem e o que você deseja explorar. A cidade é bem conectada, o que facilita o acesso a várias áreas. Algumas regiões são mais convenientes dependendo do seu foco.

1. Eixample

O bairro é conhecido por sua arquitetura modernista e suas largas avenidas. O Passeig de Gràcia é uma das principais ruas de compras e cultura de Barcelona. Está próximo de algumas das atrações mais emblemáticas da cidade, como a Casa Batlló, Casa Milà, de Gaudí e a Sagrada Família. É um bom local pra quem deseja estar no centro da cidade. Tem fácil acesso a restaurantes, lojas e atrações turísticas. Mas é uma área considerada mais cara, tanto para hospedagem quanto para alimentação.

2. Bairro Gótico

O Bairro Gótico é o coração histórico de Barcelona, com ruas estreitas e labirínticas, praças e uma rica história medieval. É indicado pra quem quer estar imerso na história e cultura da cidade. Tem fácil acesso às principais atrações turísticas a pé. Porém as ruas são estreitas e podem ficar bastante congestionadas com turistas, além de poderem ser barulhentas.

3. La Barceloneta

É um bairro à beira-mar, famoso por suas praias. Se você quer estar perto da costa, essa é a melhor região para se hospedar. Além das praias, a área tem muitos restaurantes de frutos do mar e bares animados. Tem boa conexão com o centro da cidade e outros bairros através do transporte público. A região pode ter preços mais altos em comparação a outros bairros devido à alta demanda.

Outras opções de bairros são Gràcia e Poble Sec. Esses bairros oferecem uma experiência um pouco mais local e menos turística em comparação com os mais populares.


Não deixe de provar

  • Tapas: são pequenas porções de comida, perfeitas para compartilhar. Elas são um símbolo da culinária espanhola e podem ser encontradas em praticamente qualquer bar ou restaurante em Barcelona.
  • Pan con tomate: pão com tomate esmagado e azeite de oliva.
  • Paella: Embora não seja originária de Barcelona, ela é muito popular. É um prato tradicionalmente preparado com arroz, frutos do mar ou carne, e temperos típicos da região.
  • Botifarra: Uma das carnes mais tradicionais da Catalunha. É uma linguiça de porco, normalmente servida grelhada ou acompanhada de feijão branco (encontrada em menus de pratos típicos catalães).
  • Crema Catalana: É semelhante ao crème brûlée, mas com um toque de baunilha e canela.
  • Esqueixada: prato fresco de bacalhau desfiado, uma iguaria da culinária catalã, e uma boa entrada ou acompanhamento.

Em Barcelona, a cultura das tapas é forte. Muitos moradores preferem fazer várias paradas durante o dia para provar diferentes tipos de comida em diferentes lugares. A cidade tem uma forte conexão com o mar, muitos de seus pratos são baseados em frutos do mar.


Dicas úteis e curiosidades

Muitas dicas importantes já foram dadas dentro dos temas, leia com atenção. Algumas outras curiosidades e informações são:

  • A moeda local é o Euro (€);
  • Deixe um pouco de dinheiro em espécie para emergências;
  • Barcelona tem dois idiomas oficiais: catalão e espanhol. Os nomes das ruas e placas estão geralmente em catalão;2
  • Cuidado com batedores de carteira na areia e no metro – nunca deixe seus pertences desacompanhados;
  • A praia de Barceloneta é uma das mais famosas, mas pode ser bem cheia e turística;
  • O metrô não funciona 24h (exceto aos sábados), então confira horários antes de sair à noite;
  • Beber álcool na rua pode gerar multas. Prefira bares e praças reservadas para isso;
  • Andar de bicicleta ou patinete na calçada também pode resultar em penalização;
  • A água é da torneira é de qualidade e segura para beber;
  • Você pode pedir por “tap water” (água da torneira) nos restaurantes gratuitamente;
  • As tips (gorjetas) não são obrigatórias, mas são apreciadas, especialmente em serviços de qualidade. Mas não se sinta pressionado a fazê-lo. Em restaurantes, geralmente a cobrança de serviço já é incluída na conta, mas é comum deixar uma gorjeta extra. Em lugares mais casuais, é comum arredondar a conta ou adicionar de 1 a 2 euros. Também é comum oferecer gorjetas a carregadores de bagagem, camareira, guia de turismo, etc.;
  • A opção mais econômica para quem vai passar um tempo considerável no exterior é comprar um chip local no destino. No aeroporto as opções mais caras, mas convenientes. As melhores operadoras locais são a Orange, Vodafone, Movistar.
  • Se o seu celular for compatível com eSIM, essa é uma opção prática. O eSIM é uma versão digital do SIM card, o que elimina a necessidade de trocar fisicamente o chip. Várias empresas oferecem planos de dados globais, como por exemplo a Airalo, Holafly e Ubigi.
  • Para viajar para os países que fazem parte da União Europeia, o seguro de viagem é obrigatório. Ele deve cobrir despesas médicas e hospitalares no valor mínimo de €30.000. Compare diferentes seguradoras e leia atentamente as coberturas e exclusões. Algumas das seguradoras mais confiáveis para turistas brasileiros são a Allianz Travel, Assist Card, Travel Ace, e a Mondial Assistance.

Sugestão de roteiro
3 dias

A quantidade ideal de dias em Barcelona depende do seu ritmo de viagem e das atrações que deseja explorar. Acredito que 3 dias são suficientes para conhecer as principais atrações e desfrutar da cidade de forma tranquila.

Mas se você se interessa pela vida noturna da cidade, você pode ficar mais tempo. Preencha seu dia com outras atividades e curta a noite com as milhares de opções oferecidas. Aqui está uma sugestão de divisão para ajudá-lo a planejar sua estadia.

Lembrando que nos tópicos acima você encontra dicas de como locomover na cidade, clique aqui. Para saber os melhores bairros de hospedagem, clique aqui. As demais dicas você encontra no roteiro.

Dia 1: Explorando Las Ramblas, o Bairro Gótico e as Praias de La Barceloneta

O dia de chegada à cidade costuma ser mais corrido, já que você precisa se acomodar e se ajustar à cidade. Por isso é recomendável manter o primeiro dia mais leve. Depois de acomodados no hotel e descansados, prepare-se para começar a explorar a cidade.

Comece o dia pela Praça Catalunya, um dos pontos centrais e mais movimentados de Barcelona. Ela funciona como um grande ponto de interseção entre diferentes bairros da cidade. A praça é rodeada por lojas e cafés, há diversas fontes e estátuas que decoram o local. Devido à sua localização central, é bem conectada ao transporte público. Tem várias opções de metrô e ônibus para facilitar o deslocamento.

Depois de conhecer a praça, siga a pé em direção a Las Ramblas. É uma das avenidas mais icônicas de Barcelona. Tem 1,2 km de extensão, e vai desde a Praça da Catalunha até o Porto de Barcelona. É uma avenida larga, grande espaço para pedestres, cheia de vida, artistas de rua, vendedores e turistas.

O próximo ponto é o Mercado de La Boqueria (Mercado são José), uma parada obrigatória para quem percorre Las Ramblas. Fica a cerca de 600m da Praça. O mercado tem mais de 180 anos de história, e a gastronomia e cultura local se encontram de maneira única. É sempre movimentado, com muitos locais e turistas.

As bancas são repletas de produtos frescos, e típicos da culinária catalã e espanhola. Você pode entrar e passear à vontade, sem qualquer custo, só pagará por produtos comprados.

Seguindo na Las Ramblas por mais cerca de 200m, mas do outro lado da avenida, está o Café de l’Opera. É um dos cafés mais tradicionais da cidade, do século XIX. Uma boa parada pra quem está com fome e aprecia cafés históricos. Caso não precise dessa parada, siga em frente.

Do outro lado da avenida (mas o mesmo lado do mercado), está o Teatro del Liceu. Ele é um dos teatros de ópera mais importantes e prestigiados de Barcelona. É famoso por seus espetáculos de ópera, mas também recebe outros tipos de performances.

A entrada é paga, mas vale a pena passar para conhecê-lo por fora, mesmo que não entre para assistir a uma apresentação ou fazer uma visita guiada. Afinal você está em Las Ramblas, e passar por lá não exige tempo extra.

Depois ande na avenida principal até o Palau Güell, uma das primeiras construções importantes de Antoni Gaudí em Barcelona. Foi projetado como uma residência particular para um de seus principais patrocinadores.

A entrada é paga, mas já está em Las Ramblas, vale a pena pelo menos passar na porta para conhecer. Fica a cerca de 300m do teatro. Vire a segunda direita depois de sair do ponto anterior, do mesmo lado da avenida.

De frente para esse ponto, mas do outro lado da avenida, está a Praça Real, no coração do Bairro Gótico. Cercada por palmeiras, edifícios elegantes e restaurantes movimentados. A praça tem um clima artístico e boêmio. Pode ser uma boa parada para descansar, fotografar e é fácil de incluir no passeio. Uma das atrações menos óbvias, mas interessantes, são os postes de luz projetados por Antoni Gaudí.

O ponto final de Las Ramblas é o Monumento a Cristóvão Colombo, que fica a cerca de 500m dali. No total do percurso, você teria andado mais ou menos 2km desde o ponto inicial até o final. Sem contar o percurso dentro das atrações que resolver entrar. Mas se você gosta de construções antigas, ruas medievais, arquitetura gótica, e ainda acha que consegue andar mais a pé, a Praça Real é um bom ponto de entrada para o Bairro Gótico, que fica ao lado da Las Ramblas.

Se você optar por entrar, andará cerca de 1,5km a mais do que o percurso original. Se você não gosta de ruas estreitas e construções antigas, e se sentiria cansado com o percurso, pule. A escolha de entrar ou não, é sua.

Se você se decidiu por explorar o Bairro Gótico, a partir da Praça Real entre sentido ao interior do bairro. Siga para a Praça Sant Jaume, praça histórica onde fica a sede do governo catalão e a prefeitura de Barcelona. Depois para a Catedral de Barcelona, também chamada de Catedral de Santa Eulália, com seu estilo gótico detalhado. Ela fica na Praça Nova, uma área cercada por ruínas romanas e edifícios históricos. No meio do caminho, você passará pela Ponte do Bispo. É uma ponte gótica que liga dois prédios, um dos cartões-postais do Bairro Gótico. Essas são as principais atrações por ali.

De lá você pode ir para o ponto final da Las Ramblas e continuar o roteiro. Se você se decidiu por não explorar o bairro, siga mais 500m na avenida em direção ao Miró a Colom. O Monumento a Cristóvão Colombo está próximo ao porto. Lá está a estátua de Cristóvão Colombo, que marca o ponto onde ele retornou de sua viagem à América.

Seguindo pelo píer, na Rambla do mar, em Port Vell, você encontrará várias opções de bares e restaurantes na marina, com uma vista panorâmica para o mar. É uma parte gostosa pra deixar o passeio do dia dinâmico.

Tem as opções do Shopping Maremagnum e também os bares do píer em frente, que são uma delícia e com uma vista maravilhosa. A ideia é almoçar ou petiscar no que escolher e curtir uma parte do dia ali. Vou deixar algumas sugestões, no link você acessa avaliações, fotos e endereço:

  • 📍Tapa Tapa Maremagnum – fica a mais ou menos 500m a pé do monumento, com uma vasta seleção de tapas e petiscos em um ambiente casual e descontraído, com uma área externa e vista para o mar e o Porto Vell. Faixa de preço moderada. Ver revisão Tripadvisor
  • 📍1881 per Sagardi – a mais ou menos 1km do monumento, dentro do Museu de História da Catalunha. Oferece uma vista incrível para o porto e o mar. Serve pratos típicos catalães com um toque moderno. Ambiente mais elegante e sofisticado, uma janela panorâmica e faixa de preço moderada a alta. Recomendado fazer reserva. Ver revisão Tripadvisor

Se você ainda consegue caminhar por mais tempo, ou está disposto a pegar um outro tipo de transporte (recomendado se optar por algum deles), tem algumas outras opções próximos à La Barceloneta, como:

  • 📍Ca la Nuri – localizado em uma área próxima à praia de Barceloneta, com uma bela vista para o mar. Especializado em pratos de frutos do mar e tapas tradicionais. Muito elogiado pela qualidade da comida, mas os preços podem ser mais elevados. Ambiente descontraído e acolhedor. Fazer reserva é recomendado, especialmente nos finais de semana e na alta temporada. Ver revisão Tripadvisor
  • 📍Pez Vela – tem uma vista para o Porto Olímpico. Restaurante focado em frutos do mar e pratos mediterrâneos. Ambiente mais sofisticado e moderno, com faixa de preço de moderada a alta, mas muito bem avaliado pelos clientes. Fazer reserva é muito recomendado. Ver revisão Tripadvisor
  • 📍La Mar Salada – localizado à beira-mar, com vista para a praia de Barceloneta. A especialidade é frutos do mar. Elogiado pela comida de alta qualidade, ambiente descontraído e com uma atmosfera praiana. Tem faixa de preço de moderada a alta. Fazer reserva é recomendado. Ver revisão Tripadvisor
  • 📍La Cova Fumada – não tem vista para o mar. É conhecido por suas tapas tradicionais, frutos do mar frescos e pratos típicos da culinária catalã. Lugar simples e sem frescura, serviço mais informal, mas a comida é boa. Faixa de preço de baixa a moderada. Não necessita reserva. Ver revisão Tripadvisor

Mais tarde, você pode voltar ao seu hotel para um banho e um descanso da viagem. E mais à tardinha ou ao anoitecer, conhecer La Barceloneta, o bairro mais famoso à beira-mar de Barcelona. Ao final da tarde você ainda pode curtir o por do sol, e a noite os bares à beira-mar. A estação de metrô mais próxima por lá é a Barceloneta. Ela fica a cerca de 10 minutos a pé da praia, e tem também os ônibus.

La Barceloneta é uma área cheia de opções. Você pode parar em um restaurante para jantar, sentar em um bar mais descontraído ou até mesmo frequentar boates. Uma boa opção é descer na praia e caminhar pelo Passeig Marítim, o calçadão que acompanha a orla da praia. Para sentar e tomar um drink ou jantar, com vista para o mar, opções bem indicadas são:

  • 📍Can Majó – tem uma vista incrível para o mar. Especializado em frutos do mar e pratos típicos da culinária catalã, recomendado por sua comida de excelente qualidade. Faixa de preço moderada a alta, mas condizente com a qualidade da comida e a localização. Ambiente elegante e tradicional. Reserva antecipada altamente recomendada. Ver revisão Tripadvisor
  • 📍La Barceloneta Restaurante – vista para a praia e para o mar, famoso por seus pratos de frutos do mar. Faixa de preço moderada a alta. O ambiente é descontraído, mas com um toque sofisticado. Reserva antecipada altamente recomendada. Ver revisão Tripadvisor
  • 📍Makamaka Beach Burger Café – tem vista para a praia e para o mar. Restaurante especializado em hambúrgueres, mas também serve uma variedade de pratos leves. Ótima escolha para quem deseja algo mais casual e descontraído. Faixa de preço moderada. Reservar não é essencial. Ver revisão Tripadvisor
  • 📍Pez Vela – já citado como opção de almoço acima. Veja lá os detalhes.
  • 📍W Hotel – Bar & Restaurante (WET Deck ou Noxe) – uma das opções mais badaladas de Barcelona. O WET Deck oferece coquetéis e pratos leves, em um ambiente moderno e chique. O Noxe é um bar de cocktails no último andar do W Hotel. Tem vista panorâmica para o mar e a cidade. Ambos são ideais para uma experiência sofisticada. O preço pode ser um pouco mais elevado, o que é esperado em um lugar de luxo. Reserva altamente recomendada. Site oficial

As opções que mencionei acima, e também as sugestões para o almoço, oferecem uma experiência única. Vistas deslumbrantes para o mar e pratos deliciosos, para que possa provar o melhor da cidade. São opções mais populares e algumas mais sofisticadas.

No entanto, nem todo mundo quer gastar mais, ou pode não ter ficado satisfeito com as opções. Felizmente, a cidade oferece várias alternativas mais em conta e agradáveis. Se você procura um ambiente descontraído com uma vista linda para o mar, mas com preços melhores, considere outras opções mais acessíveis na área de Barceloneta e no Porto Olímpico. Fique tranquilo, há muitos quiosques e pequenos restaurantes ao longo da orla e um pouco pra dentro do bairro.

Se você está afim de curtir um clube/boate com DJ, ótimas opções são a 📍Opium, a 📍Pacha, e a 📍CDLC (Carpe Diem Lounge Club). Para algo mais tranquilo e com ambiente de lounge, tem o 📍Shôko Barcelona. Ele combina restaurante e balada com vista para o mar. Se você está com turma, é um ótimo programa.

Se quiser ir direto para essa parte da orla, desça próximo ao Porto Olímpico, elas estão ali ao lado. A estação de metrô mais próxima é Ciutadella | Vila Olímpica. Mesmo que não vá ficar para a festa, vale a pena passar por ali e conhecer a estrutura. Em meio a elas também existem restaurantes, e ficam em um deck sobre a areia por onde você pode transitar.

Entre 00h e 02h, as boates começam a atingir seu pico de movimento. Mas você pode chegar antes e fazer a transição entre um jantar e bebidas, até o pico da festa.

É super possível viver as duas experiências! Para isso você pode descer em La Barceloneta e jantar, ou petiscar e passear pelo calçadão. Em seguida, já mais tarde, seguir para a área em que se concentram essas boates. De um ponto ao outro pode dar uma caminhada de até 2km. Se você preferir, pode chamar um táxi ou carro de aplicativo. É a maneira mais fácil e rápida de fazer o percurso, a distância até o metro ou ponto de ônibus ficaria quase do mesmo tamanho.


Dia 2: Explorando o Parque Güell, Sagrada Família e as Obras de Gaudí em Passeig de Gràcia

Comece o dia pelo Parque Guell, um dos ícones de Barcelona e uma das obras mais famosas de Antoni Gaudí. Projetado no início do século XX, uma mistura de arquitetura e natureza e um Patrimônio Mundial da UNESCO. Ele abre às 09:30h, chegue perto desse horário para aproveitar melhor o dia. Para explorar o parque de forma completa, gasta-se em média 1:30h.

Os ingressos são vendidos exclusivamente online, não havendo mais bilheteria física no local. Vou deixar aqui o link pro site oficial para facilitar a compra – Site oficial Parque Guell

O dragão de mosaico (El Drac) é um dos símbolos mais fotografados do parque. Do terraço do parque (Praça da Natureza), se tem uma vista panorâmica linda da cidade. É onde fica um banco ondulado revestido de mosaicos coloridos. A Sala Hipostila (das colunas) tem colunas gigantes inspiradas na arquitetura grega. O teto tem mosaicos brilhantes feitos com fragmentos de cerâmica. Estes são os pontos mais famosos do parque.

A forma mais fácil de chegar ao Parque Güell depende do ponto de partida. Uma das formas mais comuns é usar o metrô combinado com um trajeto a pé ou de ônibus. A estação de metrô Lesseps é a mais próxima do parque. Fica a cerca de 1km de lá, e a caminhada tem subida. Se quiser combinar com ônibus, a linha 24 – El carmel te leva de Lesseps até mais próximo à entrada. Para evitar a transferência de transportes, você pode optar por ir direto de ônibus. A linha 24 sai de várias áreas centrais, incluindo Plaça Catalunya, e leva até a entrada do parque.

Dali, o próximo ponto de visita seria a Sagrada Família. Mas pelo horário e o tempo de visita por lá, é recomendável que um lanche seja feito antes. Você pode optar por algum restaurante próximo à basílica ou fazer uma parada em algum outro ponto antes de chegar. Do parque até a basílica direto são cerca de 2,5km de carro. Pela proximidade pode compensar pegar um táxi ou carro de aplicativo.

Mas caso prefira o transporte coletivo, existem ônibus e metro que podem te levar. Só não são a alternativa mais viável devido a distância a pé para pegá-los ou na chegada ao local. A linha de ônibus ‘V19 – Barceloneta’ passa bem próxima ao parque. Está a cerca de 150m, na ‘Ctra del Carmel – Pg Josefina Torren’. São cerca de 15 minutos de viagem até o ‘Pg de Sant Joan – Rosselló’. Mas de lá, teria ainda um percurso a pé de quase 1km até a basílica.

A Basílica da Sagrada Família é uma visita essencial na cidade. É o monumento mais icônico de Barcelona e uma das obras-primas de Antoni Gaudí. A construção começou em 1882, mas Gaudí morreu em 1926. Nessa época 25% apenas estava construído e a obra continua até os dias de hoje.

A Sagrada Família combina elementos góticos e modernistas. Ela terá 18 torres, representando 12 apóstolos, 4 evangelistas, 1 para Maria. A torre central é dedicada a Jesus Cristo, com mais de 172m, se tornando a igreja mais alta do mundo. O interior é todo de pedra e vitrais coloridos. Tem 3 fachadas principais. A Fachada do Nascimento representa o nascimento de Jesus (Gaudí a concluiu enquanto estava vivo). A Fachada da Paixão representa o sofrimento e a morte de Cristo. E a Fachada da Glória, ainda em construção, representa o caminho da humanidade até Deus.

O horário de funcionamento varia conforme a época, mas geralmente fica aberta de 09h às 18h. Atualmente, a Sagrada Família não vende ingressos na entrada, é necessário adquiri-los antecipadamente online. Para visitar as torres, é preciso adquirir um ingresso específico que inclua esse acesso. A subida é feita de elevador e a descida de escada. A visita com calma deve gastar em torno de 1:30h a 2h. Esse link leva direto ao site oficial para providenciar seus ingressos – Sagrada Família site oficial

Você pode voltar ao hotel para tomar um banho e descansar ou ir direto para o próximo ponto. Vai depender do seu estilo de viagem. Para sair de lá, a estação de metrô Sagrada Família é a mais próxima, fica literalmente em frente à igreja. Tem também as linhas de ônibus. Para ir direto à Passeig de Gràcia, basta pegar a L2 (Paral·lel) e descer na estação Passeig de Gràcia.

A próxima parada desse dia é o Passeig de Gracia. Uma das avenidas mais famosas e elegantes de Barcelona, conhecida por suas lojas de luxo, arquitetura e importância histórica. Liga a Plaça Catalunya ao bairro de Gràcia. As estações de metro Passeig de Gracia e Diagonal ficam bem próximas aos pontos principais, boas opções para descer. A linha do metro depende de onde você saiu.

Sugiro passear por lá, observando as construções, passando pelas lojas e pelos restaurantes. É nessa avenida que estão as famosas obras de Gaudí. A Casa Batlló tem uma fachada ondulada e colorida, inspirada no mar e no dragão de São Jorge. E a Casa Milà (La Pedrera), é um prédio de formas curvas com um telhado repleto de esculturas. Uma é bem próxima a outra, não exige muitas andanças.

Além disso, nessa avenida você encontra algumas das marcas mais exclusivas do mundo. Louis Vuitton, Chanel, Gucci, Prada, Burberry, Hermès, Cartier, Rolex, entre outras lojas, como Nike, Adidas, Zara. Se você gosta desse tipo de passeio, pode aproveitar.

Ao anoitecer, uma boa opção é seguir para o 📍El Nacional, que também fica na avenida, próximo à Casa Batló. É um grande “mercado gastronômico”, oferecendo diferentes espaços que servem pratos típicos da culinária espanhola e mediterrânea. Lá dentro são 4 restaurantes e 4 bares para escolher, em um ambiente elegante e espaçoso.

Mas além dele, existem outras opções legais por perto. No próximo dia temos uma lista de sugestões para a noite, e algumas delas ficam bem próximas a esse local. Você pode substituir se quiser.


Dia 3: Museu Picasso, Camp Nou, Montjuïc e Praia – Passeios alternativos

Este dia tem várias alternativas diferentes. Um passeio legal e diferente é a visita ao Camp Nou, casa do FC Barcelona. É um dos estádios mais icônicos do mundo. Mesmo para aqueles que não são entusiastas do futebol, a visita ao Camp Nou pode ser uma experiência legal. É recomendável comprar os ingressos com antecedência para garantir a disponibilidade no horário, mas eles vendem ingresso na portaria. Para garantir antes, esse é o caminho oficial – Site oficial Barcelona

O horário de funcionamento varia muito dependendo da época do ano, confira antes. Em dias de jogos ou eventos especiais, o acesso a certas áreas pode ser restrito. Os horários de visitação também podem ser ajustados, também vale a pesquisa na época.

Ele está localizado no bairro de Les Corts, não é próximo a nenhuma outra atração. Se estiver no centro de Barcelona (exemplo: Plaça Catalunya ou Las Ramblas), a forma mais fácil é pegar a Linha 3 (Verde) do metrô e descer na estação Les Corts ou Maria Cristina.

Se você gosta de artes e história, visite mais tarde o Museu Picasso. Ele abriga uma das coleções mais completas das primeiras fases da carreira de Pablo Picasso, com mais de 4.000 obras. Geralmente abre às 09:30h. É recomendável comprar antecipado pelo site oficial para garantir o horário desejado, mas há venda de ingressos na portaria. Para comprar com antecedência, esse é o link oficial – Site oficial museu

O museu tem entrada gratuita nas quintas-feiras à tarde (16h às 19h) e no primeiro domingo do mês. Mas nesses dias há mais filas e mesmo assim, é necessário reservar o ingresso antecipadamente.

Ele fica no bairro El Born, dentro do distrito de Ciutat Vella, no centro histórico de Barcelona. Está bem próximo às atrações do Bairro Gótico. A estação de metrô mais próxima é a Jaume I.

Ao fim da tarde, você pode visitar Montjuïc, uma colina com várias atrações, que oferece vistas panorâmicas incríveis da cidade. No topo da colina está o Castelo de Montjuic, uma Fortaleza com uma vista muito bonita. Tem também uma fonte que faz espetáculos de luz e música à noite. Por lá também podemos encontrar jardins e área verde. Além de um museu dedicado ao artista Joan Miró, e o Museu Nacional de Arte Catalunha.

Algumas partes são íngremes mas existe o teleférico e ônibus para facilitar o acesso. A colina em si, os jardins, e a fonte são de acesso livre, os demais necessitam ingresso. Para otimizar a visita, vale comprar online.

Essa atração também é isolada e não é perto das demais. Fica em Sants-Montjuïc, uma das áreas mais extensas de Barcelona. Se você estiver indo pela vista parorâmica, pegue o metrô até a estação Paral·lel. De lá, pegue o Funicular de Montjuïc. E no topo pegue o Teleférico de Montjuïc para chegar ao Castelo de Montjuïc e outras atrações. Se estiver indo direto para a fonte, pegue o metrô até a estação Espanya e ande até a fonte ou o museu. Depois pegue um ônibus para subir ao castelo. Provavelmente seria um passeio mais demorado, certifique-se que tem esse tempo.

Todos esses passeios do dia são legais para quem se interessa, porém não são imperdíveis. Montjuic tem uma vista muito bonita, mas depende do tempo que você tem disponível. O Museu de Picasso é indispensável pra quem gosta de arte, mas opcional por quem não se interessa. O Camp Nou é imperdível para fãs de futebol, mas dispensável para quem não é.

Se você prefere não fazer o esses programas ou escolheria apenas algum, uma outra opção seria aproveitar a praia de La Barceloneta durante o dia. Um programa que compensa mais no verão, mas já é mais agradável entre os meses de maio e setembro.

Se decidir pela praia e quiser algo mais casual, experimente os chiringuitos. São barracas de praia ao longo da areia para petiscar e beber. Algumas opções bem faladas são:

  • 📍Xiringuito Escribà, na Playa de Bogatell, depois do Porto Olímpico – Página do instagram
  • 📍El Chiringuito group, na Playa de Bogatell, depois do Porto Olímpico – Página do instagram
  • 📍Vai Moana, na Playa de Bogatell, depois do Porto Olímpico – Página do instagram
  • 📍La deliciosa, na Playa de San Sebastià – Página de instagram
  • 📍La Guingueta de la Barceloneta, na Playa de San Sebastià (confirmar se ainda existe)

Você pode também optar por uma experiência mais animada:

  • 📍Opium Barcelona – uma discoteca famosa, mas durante o dia funciona como restaurante e lounge. Uma experiência mais sofisticada à beira-mar. Perfil no Instagram
  • 📍Shôko – também combina restaurante e lounge durante o dia, proporcionando uma experiência mais sofisticada na praia. Perfil Instagram

À noite você tem muitas opções para escolher o que fazer, a vida noturna em Barcelona é vibrante. Você pode sair para um barzinho com tapas clássicas e bebidas. Ou você pode ir para um bar moderno, para um clube/balada, ou jantar em algum restaurante mais sofisticado. Vou deixar algumas sugestões:

  • 📍Ciudad Condal – autêntica experiência de tapas. Elogiado pela qualidade da comida e do atendimento, bem movimentado. Boa relação custo-benefício pela qualidade e quantidade. (Rambla de Catalunya, 18) Ver revisão Tripadvisor
  • 📍Cervecería Catalana – ampla variedade de tapas, menu diversificado. Elogiado pela qualidade da comida, pode ficar bastante movimentado. Boa variedade e preços acessíveis para a qualidade oferecida. (Carrer de Mallorca, 236, L’Eixample) Ver revisão Tripadvisor
  • 📍Disfrutar – restaurante de alta gastronomia em Barcelona, possui três estrelas Michelin. Considerado muito caro, mas oferece pratos extremamente elaborados, para quem valoriza. É bom reservar com antecedência. (Carrer de Villarroel, 163, L’Eixample) Ver revisão Tripadvisor
  • 📍Boca Grande – restaurante de frutos do mar. Ambiente sofisticado, gastronômica elegante, elogiado pela qualidade, decoração e ambiente. É famoso também por seu bar, o “Boca Chica”, que oferece uma ampla seleção de coquetéis em um ambiente elegante. Pode ser caro. (Passatge de la Concepció, 12, L’Eixample) Ver revisão Tripadvisor
  • 📍Terraza Ayre Rosellón – no topo do Sercotel Rosellón Hotel. Um terraço com vista panorâmica da cidade, incluindo uma vista bem próxima da Sagrada Família. (Carrer del Rosselló, 390, Eixample) Site oficial
  • 📍WET Deck – é um bar e piscina de luxo. Uma experiência sofisticada à beira-mar, dentro do famoso hotel W Barcelona. Tem um ambiente sofisticado, uma localização privilegiada, tapas, pratos e drinks exclusivos preparados por mixologistas renomados. Site oficial
  • 📍Noxe – um bar sofisticado, restaurante e clube noturno localizado no 26º andar do hotel W Barcelona, oferece vista panorâmica da cidade e do mar, uma combinação de jantar requintado, coquetéis exclusivos, dj e música ao vivo, com um menu inspirado na culinária japonesa. Site oficial
  • 📍Paradiso – um renomado bar de coquetéis. O acesso é feito através de uma porta escondida em uma loja de pastrami. Isso proporciona uma experiência única desde o início. É classificado como o 10º melhor bar do mundo em 2024. Os visitantes elogiam a criatividade dos coquetéis e o ambiente único. Não são aceitas reservas antecipadas. A entrada é por ordem de chegada, com fila virtual acessada através de um QR code na porta. (Carrer de Rera Palau, 4, Ciutat Vella). Ver revisão Tripadvisor
  • 📍Dr. Stravinsky – um laboratório de coquetéis artesanais, que foi classificado como o 25º melhor bar do mundo em 2019. Destaque para a originalidade e qualidade dos coquetéis, bem como o atendimento personalizado. A experiência única e a criatividade das bebidas são frequentemente mencionadas em avaliações positivas. (Carrer dels Mirallers, 5, Ciutat Vella). Ver revisão Tripadvisor

Sugestão de roteiro – 2 dias

Apenas 2 dias em Barcelona são um tempo muito curto para tudo o que a cidade oferece de legal. Mas, se é o que você possui, vou enumerar as atividades mais importantes e famosas para não perder.

Remodelaremos o planejamento de uma forma bem mais direta. Mas para mais detalhes das atrações e pontos, consulte o roteiro original de 3 dias (clicando aqui). Ele está completo, com tudo o que você precisa saber sobre todas as atividades.

Em seu primeiro dia, mantenha até o almoço a mesma programação do primeiro dia do roteiro original. Aumente algumas atividades na parte da tarde, que no primeiro roteiro podiam ser feitas com mais calma, ou no dia seguinte:

  • Ande por Las Ramblas, começando pela Praça Catalunha. É uma das avenidas mais icônicas de Barcelona. Caminhar por ela permite sentir a vibe da cidade.
  • Pare no Mercado de La Boqueria. Esse mercado é um dos mais famosos da Europa.
  • Explore o Bairro Gótico a pé, ao lado de La Ramblas. Isso se você gosta de passeios históricos, ruas estreitas e medievais. Faça o percurso passando pela Praça Real, Catedral de Barcelona, Praça do Bispo e Praça San Jaume.
  • Almoço na marina do Port Vell ou La Barceloneta (com vista para o mar). Uma pausa estratégica para apreciar a culinária catalã com uma vista incrível, ótima forma de curtir o dia.
  • Visite a basília da Sagrada Família – A maior obra-prima de Gaudí e o ícone mais famoso de Barcelona.
  • Siga para Passeig de Gràcia, e admire as obras de Gaudí – Casa Milà e Casa Batlló. É a avenida mais elegante da cidade, repleta de lojas de grife e prédios históricos.
  • Jante no El Nacional. Espaço gastronômico elegante com várias opções de onde comer. Ou caso não goste da ideia, em alguma das outras opções dadas por lá.

Em média você gastaria cerca de 2 a 2:30h no período anterior ao almoço. Cerca de 3h a 4h na parte da tarde chegando na avenida das obras de Gaudí anoitecendo. É um dia apertado. Ingressos antecipados são essenciais para otimizar o tempo.

No segundo dia:

  • Vá pela manhã ao Parque Güell. É uma das obras mais icônicas de Gaudí, e um dos lugares mais fotogênicos da cidade. Você deve precisar de cerca de 1:30h no parque.
  • À tarde visite o Montjuïc, suba de teleférico para vistas incríveis da cidade.
  • À noite vá a um restaurante ou bar em La Barceloneta, para curtir o clima da cidade. E talvez mais tarde, e se for seu estilo, uma boate por lá. É a região perfeita para curtir a noite com vista para o mar.

Esse roteiro garante que você conheça o essencial de Barcelona, ​​misturando cultura, arquitetura e gastronomia. Ficou de fora do programa o estádio Camp Nou, para quem não é fã de futebol, não é essencial. Mas se você é, pode encaixá-lo. Ficou de fora também o Museu Picasso. Você pode deixar assim caso museus não sejam prioridade, ou encaixá-lo no lugar de outro programa se for. Não está no roteiro também curtir a praia de Barceloneta durante o dia, se tiver frio não vale a pena.

Essas atividades que ficaram de fora podem ser encaixadas dependendo do seu interesse e da estação. Porém devido ao curto espaço de tempo elas precisam ficar no lugar de outras. A visita a Montjuic pode gastar um bom tempo, e não é do gosto geral. Então seria uma atividade que poderia ser substituída por alguma dessas acima, por exemplo.

Para mais dicas de como locomover na cidade, clique aqui. Para saber os melhores bairros de hospedagem, clique aqui. E para outras dicas e gastronomia, saber mais de cada atração, leia o roteiro original, de 3 dias, aqui.


Conclusão

Barcelona é o tipo de cidade que encanta de diferentes formas. Seja pela arte e arquitetura, pela gastronomia, pela vida noturna ou pela energia contagiante de suas ruas e praias. Em três dias, é possível conhecer seus ícones mais famosos.

Mas Barcelona vai além dos cartões-postais. Independentemente do tempo disponível, sempre deixa um gostinho de quero mais. Seja para voltar e conhecer com mais calma ou para explorar novas facetas da cidade, uma coisa é certa: Barcelona nunca cansa. Espero que esse roteiro te ajude a aproveitar ao máximo a cidade. Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário!

Deixe um comentário